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Tíquete médio no e-commerce chega a ser R$ 300

As cidades do interior de São Paulo tendem a apresentar um tíquete médio maior nas lojas on-line do que nas físicas. Sendo que o valor gasto pelo consumidor no e-commerce é de R$ 1.400,80 contra R$ 1.151,90 das lojas físicas. É o que revela um estudo realizado pela Officina Sophia Retail.


O motivo, segundo os dados, pode estar ligado à oferta insuficiente de produtos de maior valor nas lojas físicas da cidade do interior. Quanto à escolha de lojas, 63% dos entrevistados optaram por grandes redes de varejo tanto para compras on-line como no varejo físico.


Tanto no e-commerce quando nas lojas físicas, os consumidores pesquisaram os preços e produtos antes de concluir a compra. Sendo que na cidade de São Paulo, 70% dos entrevistados pesquisaram em lojas físicas e 38% em lojas on-lines, quando se tratava de compras em lojas convencionais. Enquanto 76% pesquisaram na internet e 37% em lojas físicas quanto se tratava de compras no e-commerce.


Já no interior, 81% pesquisaram em lojas físicas e 26% em lojas on-lines em casos de compras no varejo convencional e 72% pesquisaram no on-line contra 42% em lojas físicas, nas compras pelo e-commerce.


A rede de lojas espanhola Mango fechará sua última loja no Brasil, localizada no Rio de Janeiro, na próxima semana, e está em fase de testes para permanecer no mercado do país através da venda eletrônica, confirmou nesta terça-feira uma fonte da companhia.


Está previsto que a empresa, com sede na província de Barcelona (nordeste da Espanha), feche o estabelecimento que possui em Ipanema no dia 22, disse à Agência Efe um porta-voz do grupo têxtil.


De acordo com esta versão, a companhia espanhola, que tem mais de 2.400 lojas em 107 países, está realizando testes com uma página na internet especializada em comércio eletrônico, que poderia se constituir na plataforma escolhida pela firma para continuar presente no mercado brasileiro

.

O grupo chegou a ter mais de uma dezena de lojas no Brasil, que foram fechando suas portas gradativamente nos últimos anos.


Foco agora será no comércio eletrônico


O vice-presidente de desenvolvimento comercial da Mango Internacional, José Gómez, citado pela Folha de São Paulo, atribuiu à elevada burocracia brasileira e aos impostos à importação de bens as causas da decisão.


Além disso, o diretor acrescentou que a companhia reestruturou suas operações de comércio eletrônico, de modo que os esforços do grupo deveriam se concentrar a partir de agora nesse segmento.


Este é mais um sinal de que o e-commerce de moda é a bola da vez no Brasil.

Satisfação do consumidor

A pesquisa aponta ainda que a satisfação com a experiência de compra é superior no varejo on-line em comparação com o físico. Sendo 49% contra 43%, respectivamente. Já os insatisfeitos, 17% responderam não estar satisfeito com as compras em lojas convencionais e 11% no e-commerce.


Para a diretora da Officina, Valéria Rodrigues, os dados mostram um alto risco para o canal físico, pois os consumidores que não estão satisfeitos podem migrar para o canal on-line. "A pesquisa mostra, inclusive, que 29% dos entrevistados que realizaram a última compra em loja física já compraram anteriormente produtos como eletroeletrônico, celular e equipamentos de informática pelo e-commerce".

Fonte: Blog do E-commerce



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